Escola Inkiri | Piracanga

A Escola Inkiri, reconhecida pelo MEC como um dos projetos de educação mais criativos e inovadores do país,  é um espaço educativo de ensino infantil e ensino fundamental localizado na comunidade Inkiri Piracanga, na Bahia (Brasil). Esta é uma informação muito importante para quem quer conhecer melhor essa escola, pois ela está inserida em um contexto bastante peculiar, o que a faz também ser bastante peculiar.

O que é a comunidade Inkiri Piracanga?

É uma comunidade localizada na Península de Maraú (BA), comprometida com “reconhecer e manifestar o Amor e a Verdade que existe em nós, em todos e em todos os lugares”. É um sonho ambicioso e muito bonito, não?

É uma comunidade bastante dedicada ao autoconhecimento, com mais de 25 projetos diferentes e comprometidos com este sonho. Por lá também passam milhares de pessoas, participantes de cursos, retiros, imersões e etc.

Se você ficou curioso em saber, recomendo dar uma olhada no site deles. É bastante explicativo e tem ótimos vídeos e fotos.

E neste contexto vive a Escola Inkiri…

Pois bem. Dentro deste contexto de comunidade que surgiu, há alguns anos, a Escola Inkiri, um espaço para lá de especial para o desenvolvimento das crianças da comunidade – o que é uma prioridade para todo/as que vivem por lá.

A Escola funcionou como uma escola viva por bastante tempo, inspirada por Ivana Jauregui (uma das fundadoras da escola e que não está mais por lá). Veja mais sobre como a escola funcionava neste vídeo.

Hoje a escola segue uma dinâmica diferente, que eles apresentam no site como Pedagogia Orgânica e que possui diversas influências. Uma das influências principais é a pedagogia por projetos, inspirada pelo educador português José Pacheco e a Gaia Education, focada na sustentabilidade.

Na Escola Inkiri você não vai encontrar salas de aulas convencionais, nem matérias/ disciplinas, nem séries. As crianças estão organizadas por ciclos, que são grupos multi-etários determinados pela fase de seu desenvolvimento e pelo seu nível de autonomia. O aprendizado acontece por meio de projetos em torno de temáticas escolhidas pelas próprias crianças e tutorado pelos educadores – que possuem o grande desafio de conduzir as temáticas da base curricular dentro dos temas selecionados pelas crianças. A escola possui em torno de 25 crianças e 4 educadores, o que permite um trabalho bem próximo e atento à realidade de cada criança.

A rotina escolar também contempla bastante tempo livre para as crianças desenvolverem suas habilidades, interesses, brincarem e explorarem o incrível espaço escolar ao seu redor, pleno de natureza, materiais e harmonia. O espaço me chamou tanto a atenção que eu fiz um vídeozinho (em tempo acelerado) para vocês conseguirem senti a lindeza do espaço. Vejam abaixo. ❤

As crianças ficam na escola pela manhã, almoçam por lá também (que é um momento educativo bastante especial), e depois de um tempo livre com a família voltam a tarde para atividades conduzidas por uma comunidade de aprendizagem (ou seja, pelos próprios pais e moradores do local). São atividades diversas que ampliam o horizonte das crianças e permitem o desenvolvimento de seus dons e talentos, como cerâmica, teatro, circo, espiritualidade, francês, artes, natureza, esportes, etc.

No último trimestre de 2017 eu tive a chance de acompanhar a escola bem de pertinho, voluntariando como educadora durante 10 semanas. Foi uma experiência importante e profunda para mim e vou compartilhar os aprendizados e reflexões – que não são poucos – nos próximos posts. 😉

Se você ficou interessado em conhecer mais da escola, aproveite que eles estão organizando uma imersão linda na escola no próximo mês. Veja aqui.

 

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s