A CASA CONSTRUÍDA (COM MUITO ESMERO!) POR CRIANÇAS DE 6 ANOS

IMG_20180222_123747.jpg

O que esta casa tem de especial? Ela foi construída por 15 crianças de 6 anos, do Green Group – o grupo de crianças mais velhas do Auroville Kindergarten.

Durante algumas semanas, as crianças dedicaram parte de seus dias para levantar toda essa estrutura, dos tijolos até o telhado, tudo foi feito por eles.

No dia da inauguração, eles decoraram a casa com balões coloridos, bandeirolas de papel penduradas no teto e um lindo altar de flores. Com muito entusiasmo todos os outros grupo da escola (formado por crianças menores) foram convidados a visitar a casa em diferentes horários do dia.

Durante a visita, sentavam todos juntos no chão daquele pequeno grande espaço, que a eles pertencia. Os admirados menores podiam ouvir dos orgulhosos maiores como foi viver esse tamanho desafio de construir uma casa. Conversavam, cantavam e trocavam presentes. Os maiores ofereciam chocolates como agradecimento do convite. Os menores ofereciam um chaveiro feito de miçangas e papel por eles mesmos, como agradecimento ao convite.

O ano letivo está chegando ao final e no próximo ano estas crianças não voltarão mais ao Kindergarten, seguindo sua jornada para o primeiro ano do ‘ensino fundamental’. Construir uma casa me pareceu uma maneira bonita e sensível de simbolizar esse momento. Você já imaginou o tanto de coisa que dá pra se aprender nesse processo? Trabalho em grupo, diferenças nas aptidões e interesses, noção de espaço, matemática, estética, coordenação motora, autonomia, auto-estima, e um monte de outras coisas.

Para as crianças mais novas também me pareceu um estímulo interessante de aprendizado. No Blue Group – grupo de crianças de 5 anos – os conceitos de gratidão e generosidade foram trabalhados quando receberam o convite para a visita e as crianças puderam trabalhar em um artesanato para oferecer de presente para as crianças mais velhas. Além disso, durante as férias aquela casa será desmontada e o espaço estará esperando o novo grupo de crianças do Green Group para expressarem sua construção. Elas ficam animadas e motivadas com o desafio que as espera e surpresas com suas próprias capacidades.

Uma ideia simples, que requer um mínimo de recursos (apesar de requerer um espaço físico adequado) e que movimenta a escola toda na energia curiosa e criativa do aprender e ensinar pela experiência.

 

2 comentários

  1. Quanto aprendizado pra vc e pra nós!
    Sou grata por sua partilha!
    Vc me inspira muito!
    Nesye ano minha turminha tem 4 anos.
    São muito esoertos e mosyram ideias geniais!
    Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s