O que eu aprendi com o Kindergarten de Auroville?

Um dos desafios dessa jornada é que ao mesmo tempo que sinto o convite para aprender a me entregar completamente a cada novo espaço e a cada nova relação (o que descobri que não tenho nenhuma dificuldade), também sou convidada a aprender a dizer tchau, deixar as coisas irem, transformar a presença em uma amorosa memória (o que descobri ser bastante sofrido para mim).

E com esta energia de despedida eu encerrei minha estadia no Kindergarten de Auroville, na semana passada. Foram três meses de tantos aprendizados, questionamentos, descobertas, conexões, que fica muito difícil resumir o que eu aprendi por lá.

De qualquer forma eu me propus ao desafio de tentar peneirar quais foram as lições mais profundas que levo desse lugar e do contato com as crianças que conheci aqui. Passei as últimas semanas colocando os aprendizados no papel, para poder “devolver” e “mostrar” para a equipe da escola as lições que eles compartilharam comigo, muitas vezes de forma inconsciente. Dedicar um tempo a refletir, filtrar, escrever e colorir o que levo daqui é a minha forma de demonstrar a gratidão por ter sido tão acolhida nesse espaço.

Compartilho abaixo o resultado desse processo: as seis principais lições sobre educação e sobre o universo infantil que carregarei comigo a partir dessa experiência. 

O que eu aprendi com o Kindergarten de Auroville?


1) EQUILÍBRIO

A alma da criança almeja tanto pela liberdade de explorar e criar o mundo quanto pelas contenções que a fazem se sentir segura e em casa nesse planeta. Apenas no equilíbrio entre limites e espaços, orientação e liberdade, a criança pode florescer em seu potencial.


2) PAUSA

A criança precisa de uma pausa antes de qualquer movimento. As pequenas pausas são tesouros para ajudá-la a compreender o fluxo da vida, sintonizar sua energia com o próximo movimento, escutar o sempre presente silêncio e não se perder nos desgovernados impulsos de seu corpo. Antes de começar, deve-se sempre fazer uma pausa.


3) AUTO-EXPRESSÃO

A criança é um canal aberto para a energia criativa, mas ela precisa de espaço e estímulo para aprender a expressá-la nas linguagens materiais deste mundo. Toda oportunidade para compartilhar suas próprias históricas, sonhos, imagens e movimentos são momentos preciosos para estabelecer a conexão entre mente e matéria, entre energia divina e humana.


4) CICLOS

A natureza da vida é a natureza dos ciclos. A criança não deve ser privada de vivenciar o ritmo cíclico do tempo desde muito pequena. Os ciclos dos dias, das semanas e dos anos devem ser apresentados para a criança e por ela experimentados com ênfase e encantamento, como uma singela amostra da Verdade absoluta da natureza humana.


5) VERDADE

Acima de qualquer coisa a criança deve sempre se sentir segura e aberta para falar a verdade, independente da aceitação social de seu comportamento. A verdade é um portão aberto para o despertar saudável de valores e caráter, que nunca deve ser fechado. Um ambiente livre de julgamento, críticas, broncas e reações é um solo fértil para a sustentação da verdade.


6) DELICADEZA

A criança é altamente sensível ao seu entorno e pode ser facilmente afetada pela energia das coisas materiais ao seu redor. A preparação amorosa do ambiente, as delicadas decorações, a beleza dos elementos naturais e a organização perfeita dos materiais, são todas influências relevantes que beneficiam o despertar do equilíbrio interior de uma criança centrada.


Sigamos aprendendo. ❤

Um comentário

  1. Uau Téia, que post lindo! Que delicada e amorosa!
    Muito feliz de conhecer seu blog!
    Ele é a sua cara, é voce. Transmite paz, amor e sabedoria!
    Parabens amada! muito orgulho do seu trabalho!
    beijos de amor, de Bali

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s