Green School: o que é isso e o que eu estou fazendo aqui?

Cheguei na Green School para uma breve e intensa visita. 🙂 Vou passar alguns dias aqui, participando de uma imersão para educadores, chamada “Green Educators”.

Antes de entrar na rotina intensa do workshop, que começa amanhã, decidi compartilhar um pouco do que é esse lugar e do que vou fazer por aqui. Ao longo da semana, se eu encontrar uns respiros, vou compartilhando os aprendizados fresquinhos do curso.

O que é a Green School?

A Green School é uma escola fundada em Bali (Indonésia), em 2006, com a missão de ser uma “comunidade de aprendizes tornando o ‘nosso’ mundo sustentável”. Pelas minhas primeiras impressões aqui, a palavra escola realmente parece limitada para o que se manifesta aqui. O campus é bem grande, todo feito de bambu e os limites entre escola, floresta e comunidade não são tão claros (o que eu acho lindo!).

Eles se apresentam como “uma escola sem paredes, um campus que instiga os sentidos e a curiosidade natural da criança, um espaço onde inovação, criatividade e aprendizado florescem naturalmente, uma comunidade que se juntou vindo de diferentes cantos do mundo para compartilhar novas experiências, um lugar de alegria.”

Vale dar uma olhada no vídeo abaixo para entender melhor do que eles estão falando:

 

Eu cheguei aqui no meio do fim de semana, então a escola não está funcionando e os espaços não estão em sua organização natural, mas ainda assim não resisti em dar uma espiada dentro do campus. Seguem algumas fotinhos que tirei na minha visita inicial:

 

Green Educator: Wall-less-ness

A imersão que vou participar é um programa de quatro dias, para educadores do mundo todo, que tem como tema “Wall-less-ness”, que significa ‘sem paredes’. A ideia é refletirmos juntos sobre a concepção de uma educação sem paredes, sem paredes reais no espaço físico e sem paredes simbólicas em nossos espaços internos e em nossas relações.

A programação é intensa e inclui conhecer a escola, sua história, seus princípios; refletir sobre conceitos como espaço escolar, educação sem paredes, o modelo compasso, mindfulness (atenção plena); nos conhecer e trocar; e interagir com projetos e comunidade local.

Abaixo um videozinho do encontro do ano passado. Parece bem legal né?

 

E para quem tiver interesse, eles disponibilizam um conteúdo/ curso online gratuito sobre o mesmo tema (Wall-less-ness), bem simples e rápido. Aqui nesse link.

Que venham os próximos dias! 🙂

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s