Vamos falar sobre Liberdade na Educação?

Em minhas andanças pelas escolas e pelo universo da educação, um tema me acompanhou, me provocou, me desconstruiu e me instigou: a liberdade. O que é liberdade? O que é liberdade na educação? O que é ser livre? Como a liberdade interfere nas relações? E nas relações adulto-criança?

O tema da liberdade parece ser um ponto importante no exercício de (re)pensar e educação e suas (novas) possibilidades.

Nós adultos estamos muito confusos com os conceitos de liberdade, autoridade, ordem, limites, contenção. Acabamos não sabendo como agir, até onde ir, e qual o nosso papel na relações. Colocar luz nesse assunto pode ser um passo importante para entrarmos em uma relação saudável com as crianças e com as novas possibilidades do educar.

Pelo convite que sinto dentro de mim para aprofundar esse tema, estou co-organizando um encontro sobre “LIBERDADE E EDUCAÇÃO”, com a participação de Ana Thomaz, educadora, pesquisadora e uma das criadoras da comunidade Amalaya.

Será uma tarde de reflexões, conversas e práticas. Se você busca respostas, muito provavelmente você não as encontrará. A ideia é nos debruçarmos juntos em nossas perguntas.

O encontro será esse domingo, no dia 11/nov, às 14h, em São Paulo. Mais informações abaixo. 🙂

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Inscrições: http://bit.ly/liberdadeeeducacao
Alimentação: levar comes e bebes para compartilhar.
Valor: trabalharemos com co-responsabilização financeira (explicação abaixo)

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VALOR DO ENCONTRO
Considerando o princípio da liberdade – tema central desse encontro – e buscando praticar em coletivo novas formas de se relacionar com o dinheiro, vamos propor o conceito de co-responsabilização financeira. No dia da oficina, vamos apresentar a tod(o)as os gastos que tivemos para preparar esse encontro e cada participante escolhe quanto quer pagar, considerando suas possibilidades financeiras, o valor da experiência vivida e cuidando sempre do equilíbrio financeiro do todo. A proposta é refletir e praticar como a liberdade em comunidade vem atrelada a um senso de responsabilidade. Afinal, estar em comunidade é estar disposto(a) a correr riscos juntos.

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Convidada especial | ANA THOMAZ:
Educadora e pesquisadora, mãe de 3 filhos (25, 12 e 10 anos) criados fora da escola, tem contribuído significativamente para reflexões sobre o papel da escola e sobre sua experiência com a desescolarização. É criadora do projeto Amalaya (http://www.amalaya.art.br), um lugar no campo onde desenvolve programas e processos para todos os que procuram integrar os seus conflitos dualistas. Um lugar onde se procura desenvolver uma mente paradoxal, que permite viver em relações éticas, destituídas de poder, gerando um modo de vida potente num ambiente social e cultural que seja rico para todos.

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Organizadoras

TÉIA CAPITANIO
Atualmente tem se dedicado à ‘Pedagogia da Inteireza’, projeto pessoal em que pesquisa, visita e trabalha em escolas alternativas e holísticas ao redor do mundo. Já passou por mais de 10 escolas e tem se encantado com os ensinamentos que recebe das crianças e com a chance de ‘reescolarizar’ a si mesma. Tem formação em Comunicação, Gestão, Psicologia e Pedagogia (cursando), além de certificações em Atenção Plena para Escolas e Yoga para Crianças.
http://pedagogiadainteireza.com

FERNANDA GUIMARÃES
Fernanda S. Guimarães é fotógrafa e arte educadora. Trabalhando com crianças aprendeu a amar e transformar-se. Viajando pelo Brasil e América Latina aprendeu que a felicidade pode ser traduzida em fotografar, seja na Colômbia trabalhando com povos indígenas, no Xingu com o Ponto de Cultura Yawalapíti ou em Acupe no Recôncavo Baiano junto ao Território do Brincar. Mãe de uma filha criada fora da escola e dentro da cultura popular.

NAYARA BORGES
Curiosa por aprender e desaprender sobre uma educação transformadora e os universos jovem e infantil, ela empreendeu uma jornada de visitas e imersões em escolas pela América Latina. Trabalhou na Alterna Impact onde desenvolveu formações para empreendedores sociais e atuou com educação não-formal na Amana-Key.

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Anfitrião

CASA MESTRE ANANIAS
A Casa Mestre Ananias (CMA) é um espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Tem base nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.
http://mestreananias.blogspot.com

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