Encontr-o-ficina sobre as relações adulto-criança

Está chegando mais um encontro olho-no-olho para mergulharmos nas inteirezas da educação, desta vez com o seguinte foco: as relações adulto-criança.

Ao longo dessa minha jornada pelas escolas e do meu mergulho no contato com as crianças, foi ficando cada vez mais claro que os maiores e mais profundos desafios para uma educação nova, mais inteira, estão em nós adultos. A forma como nos relacionamos com nós mesmos, com a vida e com as crianças impacta diretamente nas infinitas possibilidades de desenvolvimento dos pequenos. Eu acho esse assunto urgente e indispensável se queremos repensar a educação, e por isso faço este convite para olharmos para ele juntxs e presencialmente. 🙂

Iremos mergulhar nas subjetividades que compõem as relações entre adultos(as) e crianças. Será um dia de práticas de observação, escuta e reflexão sobre a comunicação não-verbal presente nestas relações e a importância de estarmos com um olhar interno bem presente na relação com as crianças.

Mais informações sobre o encontro abaixo. Dê uma olhada, e se tiverem interesse, não deixe de se inscrever!

44407346_2221318888125780_3450957178104446976_n (1)

——————– INSCRIÇÃO ———————

Pelo link e até completar 20 pessoas:
http://bit.ly/3colmeiar

————- INFORMAÇÕES GERAIS —————-

QUANDO: Presencial 25/11 – das 10h às 15h

ONDE: Colmeia – Comunidade Colaborativa & Coliving – Rua Cardeal Arcoverde, 2440, apto 3 – ao lado do metrô Faria Lima e próximo à estação de trem/metrô Pinheiros.

O QUE: este encontro será a terceira edição do #Colmeiar, uma série de encontros/vivências na comunidade Colmeia cuja temática é simplesmente aquilo que atravessa nosso viver em comunidade: aprender a partir da outra pessoa e com a outra pessoa.

PARA QUEM: Adultos, educadores, mães, pais, terapeutas e toda pessoa interessada em repensar nossas relações com as crianças.

CRIANÇAS: Neste encontro entraremos em temas sensíveis sobre a relação entre adultos(as) e crianças, sendo assim recomendamos a presença integral dos adultos e, caso sintam que sua qualidade de presença mudará diante da participação das crianças, considerem não trazê-las delas, para que adultos(as) se sintam à vontade e seguros(as) para participar com inteireza. Porém, não queremos que ninguém deixe de vir por não ter com quem deixar as crianças. Então, se você precisar trazê-la(s), nos avise que vamos encontrar uma forma harmoniosa de acolhê-la(s) em nosso espaço.

QUANTO CUSTA: Trabalharemos com o conceito de co-responsabilização financeira do encontro, e você encontrará informações detalhadas sobre isso no final desse texto.

ALIMENTOS: Vamos almoçar junta(o)s, compartilhando comes e bebes trazidos por toda(o)s. Se possível, privilegie trazer comidas vegetarianas, assim não criamos barreiras na partilha.

——————– ANFITRIÃS ——————–

#Téia Capitanio – Apaixonada pela infância e pelos potenciais de desenvolvimento humano, acredita que novas experiências educativas são urgentes para o emergir de uma nova sociedade.
Com um histórico profissional corporativo e passagem por grandes empresas, decidiu mudar sua jornada e tem se dedicado a visitar, trabalhar e pesquisar visões de educação e escolas alternativas e inovadoras ao redor do mundo. Já passou por mais de 13 escolas e compartilha suas experiências no blog pedagogiadainteireza.com. Tem formação em Comunicação Social, pós-graduação em Gestão de Negócios e especialização em Psicologia Transpessoal, onde pesquisou sobre uma concepção de educação integral e transpessoal.
Atualmente cursa Pedagogia e tem se encantado com suas vivências como educadora e com os ensinamentos que recebe das crianças.

#Colmeia – somos um grupo de pessoas, um espaço colaborativo, e uma comunidade urbana para o desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio da experimentação humana, da criação e da troca de saberes. https://www.facebook.com/colmeia.colab/

——————– APOIADORAS——————–

#ReginaFreitas: Bióloga e educadora pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. E tem experiência de trabalho em: conservação, ecologia de palmeira juçara (Euterpe edulis), produto florestais não-madeireiros (PFNMs) e educação. Atualmente leciona a disciplina de Biologia no COC Pré vestibular na cidade de Mogi das Cruzes. Possui formação em facilitação de processos pelo Programa Germinar da Cooperativa Comviver, e investiga Comunicação Não-Violenta (CNV) desde 2015, participando de eventos relacionados ao tema e grupos de prática em CNV. Para conhecer um pouco mais do seu trabalho acesse: https://www.reginafreitas.com.br

#AmandaMalucelli passou seis meses pelo Brasil, pelo projeto Transbordas, conhecendo o que ela chama de “Comunidades de Aprendizagem Transformadora”, que vão desde escolas e espaços educativos, cidade e bairros educadores, até ecovilas rurais, comunidades urbanas e uma aldeia indígena. O que elas têm em comum? O senso de comunidade, que faz com que as pessoas se conectem a uma educação mais integrada à vida! Amanda aposta que, criando espírito de comunidade, podemos viver, aprender e criar nossa realidade com muito mais significado!
https://www.facebook.com/Transbordas/

——————– ESPERAMOS DE VOCÊ ——————–

Interesse, presença, cuidado mútuo, co-responsabilização pelo encontro e alimentos para partilhar no almoço.

——————– ACESSIBILIDADE ——————–

Estamos no 2º andar de um prédio sem elevador, tudo bem? Há algo em que possamos ajudar?

————— CO-RESPONSABILIZAÇÃO FINANCEIRA —————

O encontro se sustentará a partir da co-responsabilização financeira. Desta forma, não cobramos um valor fixo pelo encontro e convidamos as pessoas participantes a contribuírem, no momento do encontro, com aquilo que considerarem seu-nosso ponto de equilíbrio, de acordo com suas realidades, a fim de cuidar da sustentabilidade das vidas das pessoas envolvidas (sua inclusive) no processo e do espaço que o acolhe.
Durante o encontro, serão compartilhados os custos de produção do evento e das vidas e dos projetos de quem o fez. Em seguida, abriremos um mecanismo de livre contribuição, para quem quiser. O valor total recebido será calculado e essa informação compartilhada. Cada pessoa envolvida na organização e realização do evento partilhará o valor arrecadado seguindo suas necessidades atuais.

Assim, esperamos que você junto com a gente cuide::
> do acesso a todxs que desejam participar;
> da escolha consciente e informada de cada um e uma sobre como contribuir;
> da distinção entre dinheiro como estratégia para distribuir recursos materiais e a expressão de gratidão e crítica;
> do fortalecimento do senso de equipe que este processo promove;
> da escolha autônoma de cada pessoa em ir para onde é chamada;
> do valor pedagógico de questionar um sistema social ao vivo; e
> do apoio aos projetos que servem de base pedagógica para eventos públicos como esse.

————————————————————————-
#Educação
#PedagogiaDaInteireza
#Comunidade
#ComunidadeDeAprendizagem
#CNV
#Potencial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s