Sabedoria de Criança | Pílulas de inspiração para uma nova educação

Depois de um tempo de silêncio aqui no blog, tentando me organizar internamente e digerir tantas vivências, experiências e reflexões, apareço aqui novamente para contar uma novidade bem legal: o nascimento do material “Sabedoria de Criança”.

Filho de quatro mães – eu (Téia), Camila, Inês e Adriana – e um longo processo de gestação, “Sabedoria de Criança” é um material editorial e autoral que nasceu do processo de observação da infância e de espaços educativos.

É bem gostoso conseguir externalizar, em forma de material, um pouco da infinidade de coisas que tenho aprendido com as crianças. Mais gostoso ainda é fazer isso de forma colaborativa e sensível com outras adultas atentas ao universo infantil. Coloquei mais informações abaixo. Espero que gostem! 🙂

Vídeo conceito para campanha de financiamento coletivo

Mas afinal, o que é a Sabedoria de Criança?

É um projeto editorial feito com muito amor e respeito pelas crianças, composto por 47 cartas ilustradas + um livreto, onde registramos sabedorias que aprendemos observando o universo infantil, em algumas viagens por espaços de educação alternativa no Brasil e neste mundão afora.

Foi um trabalho bem sensível e amoroso, realizado durante quase dois anos. São pílulas de inspiração que nos convidam a nos sensibilizarmos para essa grandeza que é a infância e aprendermos a dialogar melhor com essa fase da vida.

Onde encontrar as Sabedorias de Criança?

O material foi produzido forma independente, com ajuda de mais de 80 pessoas (muito obrigada!), por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Graças a esta campanha produzimos uma quantidade limitada do material (350), da qual grande parte foi direcionada aos apoiadores da campanha, parte tem sido doada para ONGs e escolas, e parte está disponível para venda. Então se tiver interesse pode reservar o seu neste link, ou entrar em contato conosco no e-mail sabedoriadecrianca@gmail.com

E da onde vem estas Sabedorias?

O material “Sabedoria de Criança” foi desenvolvido por quatro mulheres, amantes da infância, do desenvolvimento humano e da educação. Educadoras, terapeutas, artistas e mães, juntaram seus olhares e experiências junto às crianças para honrar e registrar tantas sabedorias que receberam destes pequenos grandes mestres.

Inês e seu lindo processo criativo ❤

TÉIA CAPITANIO || “Téia-Criança amava bolas. Tinha 74 delas, todas com nomes e personalidades que recheavam o seu universo interior.”

Com experiências em diferentes áreas de atuação e passagem por grandes empresas, terceiro setor e projetos próprios, atualmente tem se dedicado à ‘Pedagogia da Inteireza’, projeto pessoal em que pesquisa, visita e trabalha em escolas alternativas e holísticas ao redor do mundo. Já passou por mais de 15 escolas e tem se encantado com os ensinamentos que recebe das crianças e com a chance de ‘reescolarizar’ a si mesma. Tem formação em Comunicação, Administração, Psicologia e Pedagogia, além de certificações em Atenção Plena para Escolas e Yoga para Crianças.

CAMILA YALLOUZ || “Camila-Criança gostava mais de fazer trilha do que de ir pra escola.  Tinha todo tipo de bicho e um jardim maior que o mundo.”

Com seu caminho sempre vinculado ao das crianças, teve um projeto de educação no campo, trabalhou como professora Montessori, arte-educadora e viajou conhecendo propostas inovadoras de educação. Atualmente se dedica a intervenções terapêuticas na infância. Aprende todos os dias com as crianças e com a natureza que educação é sobre aprender a ser a gente mesmo enquanto somos um com o mundo. Tem formação em Cinema, Pedagogia, possui certificações de Guia Montessori e Brinquedista e está cursando especializações em  Equoterapia, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Intervenções Precoces.

INÊS MARIA || “Inês-Criança seguia formigas e aparava giz de cera para fazer pózinhos mágicos coloridos realizadores de sonhos.”

Colaborou com diversos projetos sociais, criando e facilitando a realização de sonhos comunitários, jogos cooperativos e intervenções urbanas. Gosta de explorar as infinitas expressões de ser com as próprias mãos, seja desenhando, cozinhando, plantando ou lavando a louça. Delicia-se a explorar a imensidão da consciência humana sempre presente no seu próprio universo interior e espelhado em todos os seres, especialmente nas crianças. Estudou arquitetura, pedagogia da cooperação e tem formação em materiais e técnicas de ilustração.

ADRIANA MOSQUETO IEVA || “Adriana-Criança adorava explorar, brincar junto à natureza e cuidar das suas bonecas com muito carinho.”

Fundadora da Cura Editora, que nasceu em 2018 com a missão de espalhar de forma lúdica o autoconhecimento para a nossa sociedade, em especial as famílias e crianças. “Nossa visão de mundo nos mostra que se cuidarmos das nossas crianças e de seus pais hoje, futuramente teremos uma sociedade de amor, compaixão e autorresponsabilidade. O nosso propósito é auxiliar autores, educadores, crianças, ou qualquer pessoa que sinta e queira se expressar através da literatura, levando o autoconhecimento para os nossos leitores. Publicamos conteúdos que acrescente valores positivos e de crescimento integral ao ser humano.”


Que nós, adultxs, possamos nos nutrir constantemente de inspiração para lidar com o universo infantil com amor, sensibilidade e responsabilidade.

Sigamos juntxs espalhando a Sabedoria de Criança por aí. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s