Inwoods Small School: um refúgio de simplicidade e profundidade

Caminhei até embaixo daquela linda árvore. Ali fiquei observando as ovelhas branquinhas, enquanto esperava algum movimento que me indicasse estar no lugar certo.

Chegou uma mãe com duas filhas. Enquanto nos apresentávamos, a árvore ia sendo rodeada por mais movimento. Crianças chegavam correndo. Outras, mais tímidas, se sentavam sobre as raízes. Educadores, mães, pais. Era ali que todos se encontravam para iniciar o dia na Inwoods Small School.

As famílias deixam as crianças na escola ali, embaixo daquela árvore. A árvore fica a 15 minutos de caminhada da escola em si. Ou seja, todas as manhãs começam com uma caminhada coletiva até a escola, por um lindo caminho na natureza. Isso não é assim só pelo romantismo da coisa, mas porque o planejamento territorial da região não permite o fluxo de carros na porta da escola. De qualquer forma, essa adversidade transformou-se em um grande chame na Inwoods.

Andar faz muito bem para as crianças, começar o dia assim juntos coloca todos na mesma página e chegam à escola já em união. Além do que, o próprio caminho é uma aventura cheia de momentos de aprendizado. Entre poças, travessias, barros, plantas, animais e borboletas, são muitas as curiosidades acordadas nesse caminhar. Em determinado momento do caminho faz-se um grande círculo e a partir dali todos caminham em silêncio por um tempo. Aprender a observar a escuta da natureza, a cultivar o silêncio e a presença. Nesse estado de espírito, todos adentram as portas da escola.

Inwoods Small School é uma escola para crianças de 5 a 11 anos na área rural de Hampshire (Inglaterra). Faz parte do complexo de Brockwood Park, fundado por J. Krishnamurti e mantido atualmente pela Fundação Krishnamurti.

A escola é relativamente pequena – como já diz seu próprio nome. São aproximadamente 45 crianças e 7 educadores(as). O clima é de uma grande família, alegre, acolhedora, sensível e muito comprometida. Nas palavras da própria escola, a ideia é “criar um ambiente que nutra a sensibilidade e incentive mentes inquiridoras e atentas. A educação em Inwoods significa muito mais do que a mera aquisição de conhecimento e aprendizagem e é vista como um processo compartilhado pelo qual o educador e a criança descobrem juntos. A intenção é estimular a criatividade, incentivar o questionamento e manter vivo o entusiasmo por saberes acadêmicos, bem como não-acadêmicos.”

Lindo vídeo sobre a escola

O espaço da escola é como de um pequeno sítio. Cada uma das três turmas (multietárias) de crianças ocupa uma diferente casinha. Todas muito aconchegantes, com ambientes internos que parecem de uma casa e com materiais educativos que me lembraram muito Montessori. Além disso, há alguns outros espaços, como a horta, a biblioteca, o espaço de apoio, a cabana dos blocos, o canto da marcenaria, a espaço de fogueira e muita área verde externa para brincar.

 

Eu admiro muito esse pequeno espaço, especialmente pela sua singela combinação de profundidade e simplicidade. Encontrei muita verdade nas educadoras e educadores que ali trabalham. Pessoas muito profundas, diversas e comprometidas com uma educação autêntica, reflexiva e livre. Inwoods é um espaço protegido, acolhedor, leve e verdadeiro. Adentrar o portão de madeira daquele charmoso sítio é como adentrar um conto, um espaço com outro tempo. Não dá vontade de ir embora.

Coloquei abaixo algumas coisas interessantes e práticas que acontecem por lá. Mas o que Inwoods tem de mais especial – sua atmosfera e o clima de confiança criado pelas pessoas – é impossível de ser partilhado em palavras.

Dia da Natureza

Na Inwoods Small School o tempo e o espaço escolar permitem uma interação diária com o ambiente externo e com a natureza. Porém, ainda assim, um dia por semana a escola toda fica o tempo todo no ambiente externo, em um dia de interação e atividades direcionadas ao contato e cuidado com a natureza.

Ao longo desse dia, as crianças rotacionarão em três tipos de atividades: uma de cuidado com a natureza, uma de contemplação da natureza e uma de imersão no ambiente natural. Cada uma guiada por diferentes educadores.

Flexi-Schooling

A Inwoods Small School permite a possibilidade de a criança ser “Flexi-schooled” (escolarizada de forma flexível). Isso significa que a família pode optar que a criança esteja na escola apenas em parte do tempo, e no restante seja escolarizada de outra forma, como por exemplo, pela própria família. Em toda a viagem, foi a única escola que vi fazer isso, apesar de na prática me pareceu que poucas famílias optam por essa opção.

Salas abertas

Todas as salas de aula, dos diferentes grupos etários, possuem um modelo de “Classe aberta” ao menos três vezes por semana, em um ciclo de 3 horas de duração. Neste momento, a sala está equipada com materiais de assuntos diversos e a criança tem bastante autonomia para selecionar o tema e materiais que quer trabalhar (literatura, matemática, ciência, história, artesanato, culinária, construção, projetos, etc.). As crianças têm bastante autonomia para circular dentro e fora da sala, e são incentivadas a concluir os trabalhos que começaram, ampliando seu tempo de concentração.

O educador acompanha, instiga e, quando necessário, direciona algumas crianças.

Participação dos famílias

As famílias de Inwoods parecem ser bem participativas. Mutirões são organizados para cuidar dos espaços da escola, fazer faxina, cuidar dos materiais e da jardinagem. Pais participam e oferecem atividades.

Além disso, há momentos também de encontros com as famílias para refletir sobre os sentidos mais profundos da educação.

A escola é um sempre um espaço vivo. E um espaço vivo está sempre em transformação. Como eu visitei Inwoods há 2 anos, pode ser que tudo isso já seja bem diferente.

Para saber mais sobre a escola, clique aqui.

Para saber mais sobre Brockwood Park, clique aqui.

Para saber mais sobre J. Krishnamurti e sua visão de educação, clique aqui.

Sigamos simples e produnf@s.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s