APEQUENAR-SE POTENTE E APEQUENAR-SE DESTRUTIVO

Eu mantenho o olhar atento para as situações sociais que me fazem sentir pequena. Estruturas sociais que apequenam indivíduos estão repletas por aí, e na educação – infelizmente – o apequenamento por vezes é uma sutil estratégia de poder.

Apequenar-se não é necessariamente algo negativo. Apequenar-se diante à grandeza da vida, os mistérios da natureza e a sabedoria divina é libertador. Este é um apequenar-se potente. “Um homem que não se inclina perante coisa alguma jamais pode suportar a carga de si mesmo.” (Dostoievsky).

Mas não é a este apequenar-se que eu me refiro.

Eu me refiro ao apequenar-se que cala. Que paralisa pela sensação de incapacidade. Que desconsidera pela sensação de ignorância. Eu me refiro ao apequenar-se que inibe o pensar ativo. Que isenta o decidir reflexivo. Que bloqueia a espontaneidade de ser quem se é. Este é um apequenar-se destrutivo. “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” (Paulo Freire),

Quando me vejo apequenada sei que isso diz mais sobre mim do que sobre o contexto. Mas diz também sobre o contexto. Para mim é inevitável questionar qualquer estrutura que “apequena” quem nela se adentra.

Quando uma criança se vê apequenada* sei que isso diz mais sobre o contexto do que sobre a criança. Para mim é urgente questionar qualquer estrutura que apequene as crianças.

Todo ser humano é grandioso. Infinitamente potente. No engrandecer-se humano todo o mundo é recriado. A vida se revela. Um ser humano apequenado não revela a sua potência. No apequenar-se humano todo o mundo perde luminosidade.

Sustentar ou dissolver estruturas que apequenam é uma opção diária. Seguimos atentas.

————————

*no sentido destrutivo – é bom frisar, porque o apequenar-se potente é essencial na infância e as vezes me parece que está perdendo espaço de cultivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s